Magnífica reprodução a bico de pena do meu grande amigo XICO (Francisco Carlos S. da Silva) Arquiteto da UFRGS e Designer Gráfico de primeira, retratando o descanso de carreteiros nas várzeas de Porto Alegre no início do século XX.
.
.

IPHAN reconhece trabalho sobre Tropeirismo no Brasil através do prêmio Rodrigo Melo Franco




Postagem enviada por Eleni Cassia Vieira, Diretora do Museu do Tropeiro, Ipoema-Itabira/MG (31) 3839 2991 e 3839 2992.

 O odontólogo, escritor e pesquisador há 34 anos da temática tropeira, Carlos Roberto Solera,  foi escolhido pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) de Minas Gerais, através do Dr. Leonardo Barreto de Oliveira, para receber o prêmio Rodrigo Melo Franco.

A  premiação é o “reconhecimento a sua dedicação ao Patrimônio Cultural, em especial, pelos trabalhos realizados à frente do Movimento dos Tropeiros e toda sua história no país”.

O Prêmio Rodrigo Melo Franco é uma das mais importantes realizações do IPHAN em todo o Brasil. Este prêmio conta com edições estaduais e uma nacional, na qual as ações indicadas pelos estados concorrem à premiação nacional.

Rodrigo Melo Franco de Andrade nasceu em Belo Horizonte em 17 de agosto de 1898. Foi advogado, jornalista, escritor, diretor da Revista Brasil e trabalhou no governo de Getúlio Vargas. Estimulou a criação e dirigiu o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, (SPHAN, atual IPHAN), desde a sua fundação em 1937, até 1967, quando se afastou por motivo de doença, vindo a falecer em 1969.

Cidadão Honorário de Itabira/MG, o paulista, natural de Taubaté, Carlos Solera recebeu o prêmio no dia 20 de novembro, às 14:00 horas, na Superintendência do IPHAN em Minas Gerais ,  à rua Januária, nº 130, Centro, Belo Horizonte – MG.
Preside o Núcleo de Amigos da Terra e Água – NATA, entidade que mantém com a Universidade de Girona, da Espanha – UdG, um convênio de cooperação técnica, através do Projeto Tropeiro Brasil (www.tropeirobrasil.com.br).

O projeto visa a titulação do Tropeirismo como Patrimônio Imaterial brasileiro pelo IPHAN. Posteriormente, o trabalho será encaminhado a UNESCO para buscar a obtenção da Declaratória de Patrimônio Cultural da Humanidade a este importante ciclo de atividades que consolidou o Brasil nos séculos XVIII a XX.

Em Minas Gerais , o trabalho vem sendo realizado em parceria com o Museu do Tropeiro de Ipoema, distrito de Itabira. Diga-se, fora do eixo Sul, a única casa de memória da temática tropeira, nacional e internacionalmente, inserida no Projeto Tropeiro Brasil.

Mais informações nos sites:
http://www.viacomercial.com.br/2012/11/19/iphan-reconhece-trabalho-sob-tropeirismo-no-brasil-atraves-do-premio-rodrigo-melo-franco/ 
http://cavaleirosdacultura.org.br/diario-da-cavalgada/carlos-solera-recebe-o-premio-rodrigo-de-melo-franco-em-mg
http://www.defatoonline.com.br/noticias/ultimas/19-11-2012/tropeirismo-no-brasil-carlos-solera-recebe-premio-do-iphan
http://www.gazetadopovo.com.br/blog/rolmopsecatchup/?id=1319362&tit=tropeiro-%96-sempre-em-frente

Comunicado do IPHAN para Carlos Solera:

Ilmo Sr. Carlos Roberto Solera


É com grande satisfação que comunicamos que Vossa Senhoria foi escolhido para receber uma homenagem, o prêmio Rodrigo Melo Franco, da Superintendência do Iphan em Minas Gerais, através do sr. Leonardo Barreto de Oliveira.

Essa homenagem é o reconhecimento à sua dedicação ao nosso Patrimônio Cultural, em especial, pelos trabalhos realizados à frente do Movimento dos Tropeiros e toda sua História.

Dessa forma, convidamos-o, a receber o merecido premio no dia 20 de novembro de 2012, às 14 horas, na Superintendência do Iphan em Minas Gerais, sito à Rua Januária, nº 130, Centro, Belo Horizonte.

Gostaríamos de registrar que sua ilustre presença em nosso evento muito nos honrará, visto que Vossa Senhoria faz parte de uma história de sucesso.

Receba nossos cumprimentos e colocamo-nos à disposição para quaisquer informações que se fizerem necessárias.

Glayson Nunes
Chefe de Gabinete/Assessor de Comunicação
Superintendência do Iphan em Minas Gerais
(31) 3222 2440 - 3224 0096


Entre tantos, mais um prêmio se acumula nesta longa caminhada tropeira. Todos merecidos e deixa muito orgulhoso os Tropeiros do Rio Grande e certamente os do resto do Brasil de fazerem parte de um pedaçinho desta história que certamente terá um final feliz. Se não for neste ciclo será noutro, pois a semente se espalhou e cada vez mais aparece novos simpatizantes do Projeto Tropeiro Brasil nos mais diversos locais do Brasil. Este trabalho é fruto do imenso esforço que tu e outros heróis (Lucila Sgarbi, Sérgio Coelho, Bonadio, Vera Barroso, Zoreia, Luiz Alves, etc...) fazem para chamar a atenção das autoridades e da  população da importância da figura humana do tropeiro no desenvolvimento da economia brasileira, por pelo menos 200 anos, e dar a ele a devida valorização.



Parabéns meu amigo e que este Título abra mais porteiras para atingir o sucesso almejado do Projeto Tropeiro Brasil.

UM BAITA ABRAÇO AMIGO VÉIO.

3 comentários:

  1. Prezado Valter:

    Parabéns pelo reconhecimento do Troperismo!
    Todos entramos nesta "peleia"!

    Sucesso sempre!

    Zélia Sell.
    Programa Nossa Historia
    www.rtve.pr.gov.br.

    ResponderExcluir
  2. Oi Caro amigo!

    PARABÉNS! É com estas notícias que o trabalho vai tendo sentido. Fico muito feliz por isso.

    Um abraço!
    Niltamara Gomes

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS! Esforço recompensado. Valeu Valter, quando for possível vamos divulgar e comentar na RSI.
    Baita Abraço.
    Celso Broda

    ResponderExcluir