Magnífica reprodução a bico de pena do meu grande amigo XICO (Francisco Carlos S. da Silva) Arquiteto da UFRGS e Designer Gráfico de primeira, retratando o descanso de carreteiros nas várzeas de Porto Alegre no início do século XX.
.
.

Museu do Tropeiro de Ipoema-Itabira/MG, busca ser referência nacional em pesquisa



 


Com ajuda do Iphan, Museu do Tropeiro de Ipoema-Itabira/MG, busca ser referência nacional em pesquisa


O Museu do Tropeiro de Ipoema, distrito de Itabira, caminha para se transformar em um banco de informações referência nacional em pesquisa sobre a cultura tropeira no país. Para isso, vai contar com a parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), segundo o professor e escritor Carlos Solera, coordenador do projeto Tropeiro Brasil.
 
A ideia, que se transformou em projeto, veio à tona com o Seminário Internacional de Tropeirismo, realizado em Ipoema no mês de outubro do ano passado. Na ocasião participaram do encontro diretores do Iphan, da Universidade de Girona (Espanha) e de diversos estados engajados no projeto de Carlos Solera – que tem como objetivo transformar o tropeiro brasileiro em Patrimônio Cultural da Humanidade, reconhecido pela Unesco.
 
Segundo Solera, já foi feito um inventário do acervo do Museu do Tropeiro, bem como do Museu de Itabira, o que já é um bom começo. “Este banco de informações seria aberto para pesquisas acadêmicas, de professores, e não só para o projeto Tropeiro Brasil”, afirma o pesquisador. Mas para isso, será preciso algumas adaptações no espaço físico do Museu, como a construção de pelo menos duas ou três novas salas, novos equipamentos, além de treinamento de pessoal. Tais adaptações, entretanto, precisam do sinal verde da Prefeitura, já que o Museu pertence ao município.
 
Reconhecimento
O projeto Tropeiro Brasil quer o reconhecimento da Unesco para o tropeirismo nacional – e o Museu de Ipoema está integrado. A ONG Nata, presidida por Solera, lidera o trabalho, que tem o auxílio da Universidade de Girona e ganhou o Iphan como novo parceiro. Ainda há um bom caminho a ser trilhado até a obtenção da declaratória, documento da Unesco que titulará o projeto. Antes, contudo, o Iphan quer transformar o tropeirismo brasileiro em Patrimônio Imaterial Brasileiro, para, no passo seguinte, seguir em busca do título internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário