Magnífica reprodução a bico de pena do meu grande amigo XICO (Francisco Carlos S. da Silva) Arquiteto da UFRGS e Designer Gráfico de primeira, retratando o descanso de carreteiros nas várzeas de Porto Alegre no início do século XX.
.
.

I Tropeada Cristovão Pereira de Abreu 8ª e 9ª Partes

Durante quase dois anos fiquei buscando fotos dos dois últimos dias da I Tropeada Cristovão Pereira de Abreu, que realizamos de 17 a 21 de abril de 2010 e que abriu o X SENATRO. Em julho do mesmo ano roubaram meu notebook com todas as fotos e palestras que tinha copiado no SENATRO. Hoje tenho um HD externo e faço periodicamente backup de tudo para evitar estas perdas de informações e registros, que causam grande transtorno na vida de um micreiro.

Na última cavalgada que fiz (Rolante a Vacaria) conversei com o Sérgio Gaudério Barbosa em São Francisco de Paula e ele me disse que tinhas muitas fotos que eu passei para ele durante o X SENATRO. No mesmo dia ele me levou em sua casa e lá copie todas que ele tinha.

Nesta postagem colocarei os álbuns correspondentes aos dois dias que faltaram (20 e 21). 8ª Parte correspondendo ao dia 20, com fotos de: Luciana, Ludimar, Sergio, Valter e Wernek.
I Tropeada Cristóvão Pereira de Abreu 8ª Parte Blog 20.04.2010

E 9ª Parte correspondendo ao dia 21, com fotos de: Ludimar, Sergio, Valter e Wernek. A capa deste álbum é para mim, uma das fotos mais emocionantes que registrei. O grande amigo Claudio Borges da Fazenda do Cilho, localizada pertinho do histórico Passo de Santa Vitória (travessia do Rio Pelotas) nos encontrou próximo de Bom Jesus com uma mulada  solta de seu criatório, para dali seguirmos junto até a sede de Bom Jesus. A cena era mágica e não resisti, meus olhos brilharam e molharam, não só pela chuva que cai sem parar, mas pela emoção de poder estar vivendo aquele momento. Era como se estivesse em outra época e pude imaginar como seria no Século XVIII e início do XIX o movimento das tropas que passavam por estas bandas. Foi de arrepiar, parecia uma sessão mediúnica! A tropa que deveria ter em torno de 25 animais entre soltos e com cargueiros se multiplicavam por 10, 50, de repente imaginava que estava entre 500 animais, que seguiam em frente no compasso da batida do cincerro da égua madrinha. Não tem como traduzir em palavras aquele momento. Foi Incrível!
I Tropeada Cristóvão Pereira de Abreu 9ª Parte Blog 21.04.2010


Buenas, ficamos por aqui e até a próxima.

2 comentários:

  1. Incansavel Valter:
    Parabens pelo material. Fotos espetaculares, paisagens indiscritívei. S.Pedro pelo jeito tropeou junto. Ficaremos na expectativa de poder ve-los no final da II Tropeada.
    Abs.Até Bom Jesus.
    Vita

    ResponderExcluir
  2. "Varti", nós te batizamos, como é de nosso costume, apelidar com nomes carinhosos...O que tu dissestes sobre aquele momento emocionante, foi o eu senti, exatamente e talvez já tenha escrito sobre isso antes. J´´a se foram dois anos e cá estamos nós 'apreparando' nossas tralhas para voltarmos a BJ. Eu tive uma forte emoção e também chorei. Chegamos já bem cansados da jornada de tantos dias(muito poucos comparados aos que os tropeiros antigos andaram por aqueles caminhos...), chuva, frio, raios cortando os céu. Tempestade na noite na Fazenda do Zé Rai Ban. Orre Noite!!!!O som do cincerro e a mulada, nós alí no meio, vivendo aquilo, foi demais. Eu desejava conhecer BJ, e lá estava eu, avistando a cidade em meio a mulada. Agradeço aos companheiros de tropeada e espero encontrá-los em poucos dias!!!Abraço!

    ResponderExcluir