Magnífica reprodução a bico de pena do meu grande amigo XICO (Francisco Carlos S. da Silva) Arquiteto da UFRGS e Designer Gráfico de primeira, retratando o descanso de carreteiros nas várzeas de Porto Alegre no início do século XX.
.
.

VI Cavalgada da Integração Maquiné - São Francisco de Paula

Nos dias 1º, 2 e 3 de julho ocorrerá a 6ª edição da Cavalgada da Integração, que sairá de Maquiné, passando pelo Rincão, Barra do Ouro, Serrito, Rincão dos Kroeff, Sumidouro até chegar em São Francisco de Paula. o trajeto será de aproximadamente 83 km, montanha acima com uma vista fantástica e clima de Serra Gaúcha.

.
Durante o evento está previsto: concurso de "paieiro" a moda antiga, gaitaço na volta do fogo de chão e troca e escambo de produtos da região entre os participantes da cavalgada.

.
Contatos com o nosso grande amigo Hélio pelo telefone 51 9858 8341.
.
Veja nesta postagem http://tradicaogauchargs.blogspot.com/2010/07/v-cavalgada-da-integracao-sao-francisco.html como foi a 5ª edição no ano passado.

3º Encontro de Muleiros da Serra Gaúcha

Neste último final de semana, 04 de junho, aconteceu o 3º Encontro de Muleiros da Serra Gaúcha no distrito de Fazenda Souza em Caxias do Sul. Pouso Alto, como era antigamente conhecido, comemorou 250 anos de formação. Iniciada pelo bandeirante Ignácio de Souza Correa, que veio de Sorocaba para criar gado e negociava com tropeiros que por ali passava.
.
Chegamos a Fazenda Souza na noite de sexta-feira e seguimos direto para o restaurante Kiosque, onde se encontrava um monte de companheiros muleiros.

.
Na direita Sergio Gaudério Barbosa, a esquerda Ivan Machado, Presidente da Associação dos Muleiros da Serra Gaúcha, organizador do evento e nosso anfitrião, logo atrás, eu e depois o casal Ricardo e Magda, que pela primeira vez nos acompanha em nossas andanças.

.
Depois da janta, nos dirigimos para a Granja do Sabiá de propriedade do Sr. Ivan Machado para o pernoite. Mas antes assistimos vídeos de cavalgadas anteriores.

.
E a lareira a todo vapor, aquecendo o ambiente.


.
Acordamos cedo no sábado e após um banho reanimador, um baita café.


.
Últimos ajustes.


.
Concentração na frente da igreja Nossa Senhora da Saúde.




.
Presença dos Historiadores Luiz Antonio Alves (2º da direita para esquerda em pé) de Caxias do Sul e do paulista Carlos Roberto Solera (3º da direita para esquerda em pé), mas segundo ele, paranaense de alma e coração, responsável pelo convênio entre a Ong NATA e a Universidade de Girona na Espanha que propoem o reconhecimento pela UNESCO do Tropeiro Brasileiro como Patrimônio da Humanidade.



.
O trajeto percorrido foi de aproximadamente 30 km e boa parte por dentro de fazendas e pequenas estradas de chão batido, conforme mapa abaixo.

.
Inicio da cavalgada.


.
Sr. Auri (D), Vice Presidente da Ordem dos Cavaleiros da CBTG e Sr. Jaime (E) da Fazenda Tobiano de Porto Alegre, que aos 83 anos não perde uma cavalgada de muleiros.

.
Entrando no chão batido.






.
No campo.



.
João Missioneiro, uma legenda dos muleiros.




.
Reunião em pleno campo.


.
Dentro do mato.


.
Dentro d'água.

.
Que visão!


.
Chegamos na comunidade Zona Lise.


.
Placa comemorativa aos 250 anos de Fazenda Souza e monumento que demarca a Rota dos Tropeiros de Pouso Alto.

.
Pausa para o almoço.



.
Um café bem campeiro, feito pelo Wernek e o Deoclécio da Vila Elsa (Viamão).

.
Após o almoço, voltamos a encilhar e montar para proseguir a jornada de volta a sede de Fazenda Souza.


.
Atravessando o Rio Piaí.


.
Outro riacho.

.
Chão Batido.


.
Um pouco de asfalto, passando pela Igreja São Roque, uma das mais antigas de Fazenda Souza.

.
E aí Ivan, o que achou da cavalgada?

.
De volta para a Granja Sábia, o jeito é se esquentar perto da lareira.

.
Até a Negrita não resistiu ao calor do fogo.


.
O domingo amanheceu assim, muita geada.





.
Cenários na Granja Sabiá.


.
Este é o burrinho Zequinha.

.
Veja mais fotos, clicando nas imagens abaixo.
3º Encontro de Muleiros da Serra Gaúcha 04.06.2011 - Valter

3º Encontro de Muleiros da Serra Gaúcha 04.06.2011 - Wernek

Parabéns Ivan Machado pelo grande evento e continue sempre trabalhando em prol do Movimento Tropeirista Brasileiro. Um baita abraço e até a próxima.