Magnífica reprodução a bico de pena do meu grande amigo XICO (Francisco Carlos S. da Silva) Arquiteto da UFRGS e Designer Gráfico de primeira, retratando o descanso de carreteiros nas várzeas de Porto Alegre no início do século XX.
.
.

Pandorgueada em Viamão/RS

Isso mesmo que você leu! Pandorgueada em Viamão! Não sei se é a primeira edição, se for, parabéns pela iniciativa, se não for, parabéns pela retomada. Ocorreu no dia 12 de outubro, dia da criança (também dia da Nossa Senhora da Aparecida, padroeira do Brasil), nas dependências do Estádio de Futebol do Esporte Clube Tamoio no Centro de Viamão. A iniciativa foi do Espaço de Arte Viandantes, Restaurante Natureza Pura e do Fórum Permanente de Cultura de Viamão. Este evento faz parte do projeto "Viamão 24 Horas de Cultura" do Instituto Cultural Viamonense (ICV).
.

Embora o evento não seja organizado por uma Entidade Tradicionalista, trata-se uma brincadeira tradicional e folclórica que, antigamente, era muito praticado pelas crianças no Rio Grande do Sul, que aos pouco está se perdendo. Graças a iniciativas como essas, alguns elementos formadores de nossa infância ainda permanecem acesas dentro de nós.
.
O dia estava perfeito, sol e muito vento. Inicialmente a criançada, e os adultos também, foram reunidos para uma breve explanação sobre as pandorgas, histórico, evolução, construção e locais adequados para serem empinadas.

.
Lembrou-se também que o nome varia muito de região para região brasileira e fora do País. Em alguns lugares são chamadas de pipas, papagaios, arraia, raia, quadrado, cafifa, piposa, pepeta, etc. Em Portugal é chamada de papagaio de papel e no arquipélago da Madeira de joeira. Mais informações podem ser obtidas na edição 3 dos Cadernos Gaúchos, do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), 1977, de autoria de Helio Moro Mariante com o título de "Pandorgueando"

.
Na realidade aconteceu uma oficina completa sobre pandorga. Falou-se sobre as receitas de tintas ecológicas que podem ser utilizadas para colorir as pandorgas e posteriormente foram testadas.


.
Depois, dentro do Centro de Eventos Itamar Carvalho foram confeccionado as pandorgas, sob a orientação do Marquinhos


.
Distribuição do material





.
Mãos a obra!





.
Foi diversão total.


.
Aqui o Cândido de Castro, responsável pelo Grupo Tambor Falante e parceiro do Fórum Permanente de Cultura de Viamão, se puxando em sua pandorga. Por falar em Tambor Falante, não deixem de acessar o site http://www.tamborfalante.com.br/blog/candido-castro-tambor-falante.html e vejam que belo trabalho está sendo feito com as crianças.

.
Agora vamos colocar em prática o produto de tanto trabalho, as pandorgas.


.
Che! Como foi divertido. As crianças, os adultos e alguns com mais "experiência", tentando empinar as bichinhas.




.
Com direito a corridinha!


.
E ajuda do pessoal mais alto.

.
O cândido, inconformado que sua pandorga não saiu do chão, apelou para uma raia já pronta. Não dá nada não! O importante é participar e se divertir.


.
Vai levantar vôo, a pandorga VIANDANTES.



.
Até roda de pandeiro teve.

.
Outros brincaram com bambolê.

.
Outros pularam corda. A final era dia de todos nós, crianças.

.
Depois da diversão, vem a limpeza, pega firme Marquinhos!

.
Está de parabéns os organizadores deste belo evento, principalmente a grande guerreira Niltamara Gomes (E), responsável pelo Espaço de Arte Viandantes, baita amiga e parceira do Fórum Permanente de Cultura, na qual lutamos juntos para o estabelecimento e funcionamento do Conselho Municipal de Cultura de Viamão (CMC), que no dia 17 de dezembro de 2011 fará sua 1ª Conferência após a publicação do decreto que regulamenta sua existência.

.
Lembramos que outras Conferências já ocorreram. A 1ª ocorreu em 1998, conforme figura abaixo (pode ser visto no site do ICV http://icviamonense.blogspot.com/2011/11/historico-das-conferencias-de-cultura.html ). Outra que me lembro é a de 2009 no Campus da PUCRS-Viamão. Está sendo feito um levantamento para verificar a ocorrência de outras Conferências, a fim de manter um histórico do desenvolvimento da luta viamonense para o estabelecimento desta entidade que atenderá os anseios da demanda cultural de nosso município.

.
Veja mais fotos clicando na imagem abaixo.

Pandorgueando em Viamão 12.10.2011

2 comentários:

  1. muito bonita as fotografias e parabéns pela iniciativa da pandorgada...Um beijo pra ti NILTAMARA GOMES,tu merece toda a felicidade desse mundo

    ResponderExcluir