Magnífica reprodução a bico de pena do meu grande amigo XICO (Francisco Carlos S. da Silva) Arquiteto da UFRGS e Designer Gráfico de primeira, retratando o descanso de carreteiros nas várzeas de Porto Alegre no início do século XX.
.
.

1º Seminário Internacional de Tropeirismo

Voltamos com as postagens, após a organização da 1ª Carreteada de Viamão, que me tomou tempo integral durante dois meses.

Ocorrerá entre os dias 20 a 22 de outubro, o 1º Encontro Internacional de Tropeirismo no distrito de Ipoema na cidade de Itabira, Minas Gerais, junto ao Museu do Tropeiro. Conforme convite e programação abaixo.


.
Uma comitiva gaúcha estará presente neste evento como: Marco Aurelio Angeli - Zoreia (Taquara), Ivan Machado e Luiz Alves (Caxias do Sul), Lucila Scarbi (Bom Jesus), etc. e de Viamão irá: eu (Valter Fraga), Wernek Bandeira da Costa, Vera Lucia Maciel Barroso e Carlos Cesar. Estaremos representando nossa cidade, que desde o século XVIII, era passagem obrigatória dos tropeiros pelos Campos de Viamão.

.
Além disso dará início ao Projeto - Tropeiro Brasil, coordenado pelo Sr. Carlos Roberto Solera. Veja a sinópse deste projeto:

"Este evento será um entre vários que ocorrerão pelo Brasil, a fim de levantar documentação necessária para que seja reconhecido o Tropeiro Brasileiro, como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, inclusive Viamão está agendado para ser sede de um destes eventos.
.
Homem Tropeiro brasileiro poderá ser Patrimônio Cultural da Humanidade através da UNESCO.
.
Em 20 de novembro de 2010 foi lançado oficialmente em São Luiz do Purunã, distrito do município de Balsa Nova, no Paraná, o projeto TROPEIRO BRASIL – T.B., que buscará obter da UNESCO a Declaratória de Patrimônio Cultural da Humanidade para o Homem Tropeiro brasileiro. Esta proposta é resultado de uma parceria estabelecida pela ONG NATA - Núcleo de Amigos da Terra e Água - de Curitiba, e a UdG – Universidade de Girona, localizada na Catalunha - Espanha.
.
Neste evento ocorreu a assinatura formal do Marco de Cooperação entre representantes da NATA e da UdG. Na seqüência, foram apresentados os objetivos desta proposta por mim, consultor da NATA e responsável pelo projeto, Carlos Roberto Solera.
.
Foi estimado um prazo entre 04 e 05 anos para sua conclusão e salientado que esta proposta atuará não só na área cultural, mas abrirá um leque de ações em diversos outros segmentos da sociedade, como o econômico, social, ambiental, mostrando o Tropeirismo também, como um novo marco de oportunidades para geração de emprego e renda.
.
A seguir, a professora Silvia Grau, Master em Turismo Cultural pela UdG e responsável pela parte internacional do convênio, e que veio ao Brasil, especialmente para o lançamento do projeto Tropeiro Brasil, proferiu palestra sobre o valor do Turismo Cultural para o Desenvolvimento da Comunidade local, apresentando dados importantíssimos sobre o impacto causado por este segmento de ação, não só na Espanha, mas como em várias outras partes do mundo. E “estimou” algumas situações futuras de boas possibilidades que este projeto poderá acarretar ao nosso país.
.
A base de desenvolvimento do projeto T.B. exigirá a formatação de um grande Banco de Dados sobre a benéfica influência do “tropeiro” na formação do povo brasileiro e para se dar início a este processo já está previsto um Seminário Internacional do Tropeirismo para o mês de outubro, em Ipoema, distrito do município de Itabira, localizado na Estrada Real de Minas Gerais.
.
Após este evento, acontecerão novos “encontros tropeiristas” em diversos estados brasileiros que estão se associando a esta proposta, com envolvimento de poderes públicos nas três esferas, assim como também da academia, da iniciativa privada, do 3º. Setor e outros.
"
.
Convidamos todos os tropeiros do Brasil para se concentrarem em Ipoema nos dias 20 a 22 de Outubro. Certamente será um grande marco na história do tropeirismo brasileiro.
.
um abraço e até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário