Magnífica reprodução a bico de pena do meu grande amigo XICO (Francisco Carlos S. da Silva) Arquiteto da UFRGS e Designer Gráfico de primeira, retratando o descanso de carreteiros nas várzeas de Porto Alegre no início do século XX.
.
.

RAÍZES TROPEIRAS - 1º POUSO - ANA RECH


.
Ocorreu nos dias 28 e 29 de agosto em Ana Rech, distrito de Caxias do Sul, RS, o evento RAÍZES TROPEIRAS - 1ª Pouso, promovido pelo CTG Ginetes da Tradição, entidade preocupada na manutenção e divulgação do Ciclo do Tropeirismo no Rio Grande do Sul, principalmente a relação social, cultural e econômica com as demais localidades ao longo das Rotas dos Tropeiros até Itapetininga e Sorocaba e dali para o resto do Brasil. Influências estas, que contribuiram para moldarem o Tropeiro Gaúcho.
.
A programação foi muito bem elaborada (veja abaixo), com palestras, danças, roda de viola, oficina e um desfile muito interessante.

.
Chegamos de Viamão, RS na sexta-feira (dia 27) já anoitecendo, eu e meu companheiro de tropeadas Wernek, e de imediado recebido pelo Patrão José Evaney Laurindo (Chico), que nos recepcionou com muito carinho e um belo jantar e logo depois com uma roda de viola. Lá encontramos nosso grande amigo e parceiro de tropeadas, Marco Aurelio (Zoreia), criador de muares em Taquara, RS e mais tarde outro muleiro, grande incentivador do resgate da prática do tropeirismo no RS, Ivan Machado, Presidente da OCCBTG, amigo que nos deu pouso por dois dias na Granja do Sabiá no distrito de Fazenda Souza, na cidade de Caxias do Sul, RS.
.
Aproveitamos esta noite para trocar uma prosa também com os amigos de Sorocaba, Geraldo Bonadio e Sérgio Coelho de Oliveira, imaginem sobre o que? rsssss, mulas é claro! Infelizmente não consegui assistir a palestra do Sérgio sobre Brasil Tropeiro, que foi a Conferência de Abertura, pois estava desencilhando o burro "Ademenciano", mas vamos trocar muitas informações sobre o assunto.
.
Da esquerda para direita: Patrão Chico, Ivan Machado, Eu e Zoreia, observando um Livro dos Caixeiros Viajantes de 1913, ricamente ilustrado.

.
Na abertura, chegamos de mulas e cargueiros.


.
Várias autoridades tradicionalistas estavam presentes e entre elas o Folclorista Paixão Cortes, Patrono da Feira do Livro 2010 de Porto Alegre e Manoelito Savaris, Presidente do IGTF e Vice-Presidente da CBTG.


.
Manoelito Savaris entre três muleiros.

.
A Missa Crioula foi um dos pontos altos do evento, realizada com muita emoção por um Padre muito gaudério, que inclusive dança com a Xiruzada do CTG.



.
Após o almoço o Grupo Biriva Luiz Antônio Alves fez apresentação das Danças Birivas: Fandango Sapateado, Chico do Porrete, Dança dos Facões e Chula.




.
Historiador Luiz Antônio Alves, Padrinho do Grupo Biriva
.
Muito interessante foi a exposição de peças antigas de metal utilizadas na montaria, incluindo espadas oficiais. Os Objetos pertence ao Felipe de Nova Pádua, RS


.
Mesa Redonda: Os Ciclos do Tropeirismo - (D)Luiz Antonio Alves de Caxias do Sul, RS (C)Lucila Scarbi Santos de Bom Jesus, RS e (E)Vera Barroso de Porto Alegre, RS.

.
Oficina sobre tralhas de muares ministrada pelo Zoreia.

.
Nosso pouso na Granja do Sabiá, propriedade de Ivan Machado. Da esquerda para direita: Eu, Zoreia, Celene, Ivan Machado e Davi.

.
Roda de viola de integração.

.
Mas que tal! Este mate com a erva Valério!

.
A Indumentária Tropeira por Sandra Maria Schimith Alves de Caxias do Sul, RS.

.
Geraldo Bonadio de Sorocaba, SP, palestrando sobre as Relações entre o Rio Grande do Sul e Sorocaba.

.
A última palestra foi do Manoelito Savaris de Caxias do Sul, RS sobre a Influência do Tropeirismo na Cultura Gaúcha. Logo após o almoço, começamos preparar os animais para o desfile: A Evolução dos Meios de Locomoção de Antigamente e Atuais.




.
Última ajeitadas nas esporas.

.
Já na Avenida, prontos para o desfile com o burro "Ademenciano" do meu amigo Zoreia.















.
Distribuição de rapaduras pelas Prendas do CTG Ginetes da Tradição para o público.

.
Senhora cavalgando sobre selim, coisa rara hoje em dia!

.
Alguém perdeu o poncho!rssss.

.
Fim do desfile.


.
Mas que tal!

.
Guardando os animais.


.
Guardando as nossas tralhas.

.
Fica um grande abraço e que em breve estejamos juntos outra vez nesta magnifica Entidade Tradicionalista. Parabéns pelo grande feito em prol do Tropeirismo.

.
Veja mais fotos clicando nas imagens abaixo.

Raízes Tropeiras Ana Rech Wernek 28 e 29.08.2010

Raízes Tropeiras Ana Rech Valter 28 e 29.08.2010
.
Visitem o site do CTG Ginetes da Tradição http://www.raizestropeiras.com.br/ e vejam o vídeo muito lindo produzido pelo Grupo Biriva Luiz Anônio Alves. Parabéns novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário